terça-feira, 23 janeiro, 2018

5 dicas para beber mais água em 2018

Pequenas mudanças podem te ajudar a cuidar melhor da sua saúde no ano que se inicia

Hábitos simples também podem proporcionar grandes transformações à nossa saúde. E se você colocou como meta para 2018 cuidar melhor de você, começar a beber mais água pode ser uma boa forma de obter bons resultados. Isso porque a água compõe mais de 60% do organismo humano e participa de praticamente todas as funções do nosso metabolismo.

Seu consumo é essencial a todos os tecidos corporais e fundamental no transporte e diluição de diversas substâncias, além de macro e micronutrientes, participando também do processo de digestão, absorção e excreção. A água auxilia ainda a eliminação de toxinas e filtração renal.

Da mesma forma, quando a ingestão de água é insuficiente, o organismo pode apresentar sintomas de desidratação, caracterizados por sede exagerada, boca e pele seca, olhos fundos, diminuição da sudorese, cansaço, dor de cabeça, tontura e, em bebês, moleira afundada. Em casos graves, a desidratação pode evoluir para queda da pressão arterial, perda de consciência, convulsões, coma, falência de órgãos e morte.

De acordo com a nutricionista Cintya Bassi, do Hospital e Maternidade São Cristóvão, não é necessário sentir sede para beber água. ?Em condições normais a sede é um bom lembrete da necessidade de beber água, porém em situações especiais, como por exemplo, transpiração excessiva ou clima quente, a sensação de sede pode não acompanhar a necessidade elevada?, alerta

Provavelmente você já deve ter ouvido que o ideal é beber em média de 1,5L a 2,0L de água por dia. A médica especialista em longevidade e medicina preventiva Esthela Conde explica que um adulto saudável deve ingerir em torno de 35 ml de água por quilo. Sendo assim, digamos que seu peso seja de 65kg. Para você saber q quantidade ideal de água para você ingerir diariamente, é necessário multiplicar o seu peso pela quantidade de “mls” indicada. Fica assim: 65×35. E o resultado dá 2.275. Logo a quantidade de água indicada para você beber diariamente é de 2.275 ml´s de água.

A seguir você encontra dicas simples para colocar em prática o seu plano de beber mais água em 2018:

Dê um toque de sabor à água

Muita gente tem dificuldade em beber água por preferir líquidos que tenham sabor. Se você pertence a esse grupo, uma forma de começar a beber água sem traumas é adicionar um toque de sabor a ela. Você pode fazer isso acrescentando frutas à água. De acordo com a nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Cintya Bassi é possível adicionar pedaços de frutas como melancia, limão, maçã laranja, morango; hortelã ou ainda canela em pau, cravo e gengibre.

Use a tecnologia a seu favor

Nem sempre a memória dá conta de lembrar que é necessário beber água. Quando isso acontece, é possível recorrer à tecnologia.Uma forma é colocar um aviso no seu celular a cada meia hora por exemplo.

Tenha sempre uma garrafinha de água com você

Como não é sempre que estamos perto de um bebedouro ou de um filtro de água, é importante ter sempre a mão uma garrafinha d’água. Esse hábito ajuda a manter sempre em mente que é necessário beber água regularmente e também ajuda a trazer saciedade ao organismo, pois mantém o estômago relativamente preenchido. Além disso, também é possível estipular momentos para beber água ao longo do dia, como antes de almoçar, em jejum, nos intervalos entre as refeições e antes de dormir.

Priorize o consumo de água

Se a sua meta é aumentar o consumo de água, é necessário fazer algumas modificações. Uma delas é tentar substituir bebidas açucaradas (como refrigerantes e sucos industrializados) por água, pois essas bebidas costumam ser ricas em açúcar e calorias vazias, que não possuem nutrientes. Uma forma de ter mais motivação para fazer essa troca é conhecer os benefícios que a água pode trazer ao seu corpo, como controlar a pressão sanguínea, proteger o coração, melhorar o funcionamento do organismo, aumentar a resistência física, limpar o organismo, proteger o corpo contra pedra nos rins e até mesmo proteger os olhos.

Consuma alimentos ricos em água

A alimentação também é uma forma de contribuir para a hidratação do organismo. A nutricionista Cintya indica alimentos como pepino, melão, melancia, morango, abobrinha e tomate. Vale ressaltar que apenas o consumo desses alimentos não é suficiente para suprir a quantidade de água que necessitamos diariamente. Lembra do cálculo que fizemos lá em cima? Por isso é importante equilibrar o consumo de água com a alimentação.

(Minha Vida) 
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