8 motivos para você acordar às 5 da manhã

Você vai ter tempo para priorizar aquilo que você realmente gosta de fazer

Você é daquelas pessoas que sofrem para sair da cama e dariam tudo para dormir “só mais 5 minutinhos”? Certamente você não é a única, mas saiba que levantar bem cedo tem vantagens que podem ser melhores do que passar mais alguns momentos embaixo das cobertas. Conheça as principais:

1. Você “larga na frente” do restante das pessoas

Começar seu dia antes da maioria das pessoas traz uma grande vantagem psicológica: enquanto os demais estiverem lutando para sair da cama, você já terá se trocado, tomado café e começado suas atividades.

Isso pode parecer pouco, mas se livrar daquela sensação de já acordar atrasada faz uma enorme diferença na nossa vida.

2. Você consegue organizar melhor o seu dia

Justamente por ainda ter algumas horas antes do início dos seus compromissos, você terá um bom tempo para planejar sua programação do dia e preparar tudo o que você vai precisar, seja material de estudo ou de trabalho ou mesmo uma refeição saudável para consumir no escritório.

3. Você tem mais tempo para as suas coisas

Como você está acordada antes do restante do mundo, você pode aproveitar esse tempo para fazer as coisas que você considera mais importantes para a sua vida, e não aquelas que se tornam urgentes devido às expectativas alheias.

4. Você funciona no modo ação, e não no modo reação

Devido ao fato de estar “adiantada” na sua rotina e já ter feito aquilo que você mais queria, acordar às 5 horas permite que você esteja pronta para cumprir sua obrigações assim que elas chegarem – ou antes mesmo de alguém cobrar você.

Assim, você faz suas atividades por meio da ação, e não da reação às demandas externas, o que te deixaria muito mais cansada por colocar as necessidades dos outros no topo da sua lista de prioridades. Dessa forma, você mantém sua energia e seu foco, permitindo cumprir muito mais tarefas durante o dia sem se sentir exausta.

5. Sua produtividade aumenta

Além de gastar menos energia mental por funcionar no modo ação e não no modo reação, o que já permite realizar mais tarefas, sua produtividade aumenta porque acordar bem cedo permite que você comece seus compromissos com seu nível de disposição lá em cima.

Afinal, como a sonolência e o mau humor matinal já vão ter passado quando você chegar na aula ou no trabalho, você estará pronta para se dedicar às suas atividades desde o primeiro minuto e terá uma maior capacidade de concentração. Como resultado, você consegue dar conta de suas tarefas mais rápido e de uma forma mais precisa.

6. Os exercícios feitos pela manhã são mais benéficos

Ter uma rotina de exercícios é importante e já melhora nossas condições de saúde, mas eles são ainda mais poderosos quando feitos pela manhã. Nesse horário, as atividades físicas aceleram o metabolismo e a queima de gordura e estimulam a liberação de endorfina, o que nos deixa mais dispostas e felizes pelo restante do dia.

Além disso, fazer exercícios pela manhã colabora para você dormir melhor, enquanto praticá-los à noite nos deixa mais agitadas e pode atrapalhar a qualidade do seu sono.

7. O relógio biológico vai trabalhar a seu favor

Nosso organismo está sujeito ao ciclo circadiano, ou seja, nosso relógio interno que controla o sono, a vigília, o apetite, a temperatura do corpo e a produção de alguns hormônios, entre outras funções fisiológicas.

E o que controla o ciclo circadiano é a luz, que regula a produção dos hormônios melatonina e cortisol. A melatonina é produzida à noite, quando escurece, e ela é responsável por nos deixar mais sonolentas, enquanto o cortisol é produzido em resposta à luz matutina, nos fazendo despertar e entrar em estado de vigília.

Por isso, mesmo que você goste de acordar mais tarde, levantar e dormir cedo faz com que seu corpo funcione de acordo com o relógio biológico natural dos seres humanos. Como resultado, seus períodos de atividade e de descanso são mais bem aproveitados.

8. Você termina seu dia mais feliz

Como você teve algumas horas para fazer o que você queria no começo da manhã, ao chegar em casa depois do trabalho você terá a sensação de dever cumprido, o que te dará mais motivação para continuar seus projetos dia após dia e evitar aquele sentimento de “recuperar o tempo perdido” de quando se está sempre atrasada.

Além disso, se ainda houver um tempinho antes do horário de ir para a cama, você poderá aproveitar para relaxar assistindo a um filme ou à sua série preferida. E isso, claro, vai te deixar muito mais feliz, pois será possível conciliar seus compromissos e suas atividades de lazer.

Portanto, mesmo que você não consiga acordar exatamente às 5 horas, vale a pena tentar adiantar seu despertador aos poucos e, gradualmente, passar a acordar mais cedo. Você vai gostar das mudanças positivas na sua vida!

(Dicas de Mulher)