Curau para bebês

Junho traz as cores e os sabores das festas típicas da época. Nada mais justo do que incluir os pequenos nas celebrações, não é?

Curau é uma receita típica das festas juninas e também é conhecido, em algumas regiões brasileiras, como jimbelê ou canjica. Ele é o resultado da mistura entre a técnica de execução do pudim, de origem portuguesa, e o milho-verde, consumido pelos índios.

Doce e de consistência cremosa, é ideal para as sobremesas de bebês a partir de 6 meses. Sim, essa versão aqui é adaptada e pode ser servida para crianças menores porque o açúcar refinado é substituído pelo suco integral de maçã ou de uva branca.

Claro que pode!

O uso de especiarias e temperos secos na comida de bebês e crianças não é muito comum na cultura brasileira e pode até parecer estranho, mas não existe nenhuma contraindicação. Mas atenção: os ingredientes devem ser usados com parcimônia para ressaltar de forma equilibrada os demais sabores dos pratos.

Receita

Ingredientes
6 espigas grandes de milho-verde (700 g, aproximadamente)
1 l de suco integral de maçã ou de uva branca
10 ml de óleo de coco
1 pitada de sal
4 sementes de cardamomo inteiras, amassadas com uma faca
¼ de colher (chá) de cravo em pó

Modo de preparo
Retire a casca e os “cabelos” das espigas de milho. Lave, debulhe os grãos e leve ao liquidificador. Acrescente metade do suco e bata por dois minutos. Coe com uma peneira fina. Leve o preparado para uma panela e acrescente o restante do suco. Junte o óleo e cozinhe em fogo alto sem parar de mexer. Assim que engrossar, junte o sal, o cardamomo e o cravo, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 15 minutos, mexendo constantemente. Retire as sementes de cardamomo. Quando estiver desgrudando do fundo da panela, está pronto. Passe para um refratário e sirva frio.

Rende 8 porções.

(Revista Crescer)