terça-feira, 19 setembro, 2017
Foto: Micael Nunes

Exposição apresenta registros históricos da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes no Porto XV

Foto: Micael Nunes
Foto: Micael Nunes

 

Por: Bianca Lima/Assecom-Bataguassu

Durante a Festa de Nossa Senhora do Navegantes, no Distrito de Nova Porto XV, a exposição “Memorial de Nossa Senhora dos Navegantes” exibida no local apresentou ao público presente aspectos históricos de edições anteriores da festa cultural e religiosa realizada há 69 anos no município de Bataguassu. 

De acordo com a coordenadora municipal de Cultura, Regina Maria Freire Oliveira, responsável pelo Centro Cultural de Bataguassu, a mostra foi desenvolvida em parceria com a Associação dos Artesãos, pescadores, professores, Subprefeitura, Secretaria Municipal Educação e Cultura (Semec) e demais parceiros do Distrito.

No local, segundo Regina, constavam registros fotográficos da festa, pertences da violeira e compositora Helena Meirelles, representação artística do Distrito, além de imagens de Nossa Senhora dos Navegantes e demais peças de artesanatos produzidas por artistas locais.

Além dos materiais, Regina lembra que painéis de projetos desenvolvidos por alunos do Centro de Educação Infantil (Cei) “Ana Maria Berro” e da Escola Municipal “Pedro Domingues de Figueiredo”, a partir de oficinas de argila e de pesca realizadas em período escolar com objetivo de repassar saberes dos mais antigos para os mais jovens também foram expostos durante a mostra.

A coordenadora frisa que o objetivo principal da mostra foi manter viva a tradição da festa. “A exposição envolve a comunidade, mexe com a comoção dos fiéis que há tanto tempo participam desse importante evento de nosso município”, comentou Regina, que observa que prossegue em análise por parte da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul o pedido de tornar a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes patrimônio de natureza imaterial (cultural) do Estado.

Ad

Outras notícias