segunda-feira, 11 dezembro, 2017

Mau cheiro na casa: especialistas dão dicas para dar fim a esse problema

Saiba como eliminar odores da geladeira, tapete colchão e armário da cozinha

Por mais que a gente tente manter sempre a casa limpa e arrumada, ela vai desarrumar. Afinal, onde tem vida tem coisas fora do lugar, tem poeira nos móveis, marca de sapato no chão da cozinha e louça do dia anterior. E quer saber? Tudo bem. Sempre é possível arrumar.

Só que às vezes pode acontecer de alguns locais ficarem com cheiro ruim como a geladeira, o colchão e até armário da cozinha. Por sorte, existem algumas dicas que podem facilitar na hora de tirar o mau cheiro desses ambientes,

Como tirar mau cheiro da geladeira

Quem nunca esqueceu na geladeira uma panela sem tampa, ao lado da caixa de ovos, que estava embaixo da embalagem de frios meio desembalada? Se você nunca passou por essa situação, não viveu todas as emoções que a vida doméstica é capaz de proporcionar. Um item que pode te ajudar a tirar o mau cheiro é o vinagre de vinho branco.

O primeiro passo é desligar a geladeira e tirar todos os alimentos, gavetas e prateleiras. Em seguida, você pode passar um pano úmido com gotinhas de detergente neutro concentrado ou normal. Depois, é indicado passar um pano seco. E por último pode-se usar vinagre branco. Feito isso, deixe ventilar por alguns minutos e está pronto

De acordo com a personal organizer Ingrid Lisboa, fundadora da Home Organizer, o vinagre de vinho branco é um desodorizante natural que pode ser utilizado em diferentes superfícies, desde que esteja diluído em água. “Ele pode ser usado em ambientes com criança, animais de estimação e pessoas com asma. Em casa, eu tenho esses três exemplos e não tem problema nenhum”, ressalta.

Para complementar o bicarbonato de sódio pode ajudar a manter a geladeira sem odores por mais tempo. Isso porque o bicarbonato é capaz de absorver o cheiro ruim. Basta colocar meia xícara de chá do produto em um recipiente aberto dentro da geladeira. Deixe o potinho em um espaço que não possa cair e lembre-se de trocar o conteúdo a cada três meses.

Manter os alimentos embalados ou em potes fechados ajuda a evitar que o cheiro ruim se espalhe pela geladeira. Também é importante limpar a geladeira a cada 15 dias no máximo.

Como tirar mau cheiro do colchão

Quem tem criança ou animais de estimação em casa, sabe que existe um risco grande de acidentes acontecerem e o colchão acabar ficando com um cheiro ruim. Ou então o hábito de comer na cama as vezes sai do controle e acaba deixando um rastro de odor.

Quando isso acontecer é importante avaliar a intensidade da sujeira. A personal organizer Rafaela Oliveira, criadora do blog Organize sem Frescura explica que se for superficial, o problema pode ser resolvido com um pouco de vinagre de vinho branco diluído com água.

Então, basta borrifar um pouquinho sobre a superfície que está com cheiro ruim e passar um paninho para secar depois. Agora, se a sujeira entrou pelas camadas do colchão, o recomendado pelas especialistas é levar a seco. Caso contrário, corre-se o risco de molhar o colchão e não conseguir secar, o que poderia apodrecer a espuma de dentro.

Como tirar mau cheiro do armário da cozinha

Muitas vezes o armário da cozinha acaba sendo esquecido na hora de fazer faxina ou a gente acaba guardando alguma louça meio suja e o local fica com mau cheiro. Para esses casos, uma solução é usar o detergente concentrado neutro no local e passar um pano para secar em seguida.

Uma vez no mês pode-se usar o detergente concentrado neutro. Se houver mofo, solução com água e cloro em um borrifador. Em seguida, deve-se passar um pano para secar. A personal organizer Rafaela diz ainda que deixar aberto o armário do banheiro e da cozinha pode ajudar a eliminar o mau cheiro. ?Vale a pena checar se tem algum problema de vazamento no encanamento manter o local ventilado com todas as portas abertas?, lembra.

A personal organizer Ingrid diz ainda que é possível prevenir o mofo com um pouco de giz de lousa. De acordo com ela, dá para colocar os giz em um saquinho de feltro e deixar nos cantinhos do armário. .

A personal organizer Ingrid diz ainda que é possível prevenir o mofo com um pouco de giz de lousa. De acordo com ela, dá para colocar os giz em um saquinho de feltro e deixar nos cantinhos do armário. .

Como tirar mau cheiro de roupas guardadas

Sempre tem aquela roupa que fica esquecida no armário. Ai, na hora de usa-la é muito comum ela estar com aquele cheiro de peça guardada que não vê a luz do sol há tempos. Como agir nesse tipo de situação?

De acordo com Rafaela, se a roupa estiver limpa, o vinagre de vinho branco pode ser útil para tirar mau cheiro da roupa. Basta borrifar a solução em cima do tecido e deixar a roupa pendurada para secar.

Caso a peça esteja suja, também é possível colocar a peça de molho em uma bacia com água e 200 ml de vinagre de vinho branco. Mantenha a peça de molho por um período de 30 minutos até uma hora. Em seguida pode lavar a peça normalmente.

Uma forma de evitar que a roupa fique com mau cheiro no armário é prestar atenção se ela está limpa na hora de guardar. Caso ela seja guardada suja, pode acontecer de a peça ficar com um cheiro ruim e a mancha não sair mais.

Como tirar mau cheiro do tapete

Assim como no caso do colchão quando o tapete fica com cheiro ruim também é possível usar uma solução de vinagre de vinho banho para tirar o mau cheiro do local. Basta borrifar a solução e esfregar a superfície. Em seguida, é possível passar um pano em cima para secar. Caso a região afetada seja muito grande ou já tenha penetrado nas cerdas do tapete, vale considerar fazer uma lavagem a seco no local.

Receita com solução de vinagre de vinho branco

200 ml de água;100 ml de vinagre de vinho branco

Modo de preparo

Misture os dois ingredientes e pode usar quando for necessário.

(Minha Vida) 
Ad

Outras notícias