O que é e como funciona a tecnologia Tetracell, que melhora fotos escuras

Recurso funciona atualmente em apenas um smartphone da Samsung

São Paulo – Para resolver o problema das fotos que ficam embaçadas quando tiradas em ambientes escuros, a Samsung criou uma tecnologia chamada Tetracell. Por ora exclusivamente no smartphone Galaxy A8, ela funciona como uma forma de melhorar o desempenho de câmeras em ambientes com iluminação desafiadora.

Como o Galaxy A8 é um aparelho voltado para selfies–sua câmera frontal dupla reforça essa vocação histórica da linha de produtos–, a tecnologia funciona para fotos tiradas com a câmera dianteira em ambientes mal iluminados.

A abertura do sensor do A8 é de f1.9, grande para um smartphone da atualidade. Isso ajuda a capturar boas imagens em locais bem iluminados, bem como auxilia na hora de fotografar usando o recurso de Foco Dinâmico, que simula o efeito bokeh desfocando o fundo da cena.

De acordo com a Samsung, o que acontece quando a Tetracell entra em ação é que os quatro pixels mais próximos são agrupados em apenas um para melhorar a captura de luz, bem como a fidelidade de cores da cena.

Outras fabricantes já colocaram recursos semelhantes nos seus smartphones, como a Asus.

Em linhas gerais, a Tetracell é recurso de software que consegue melhorar os resultados obtidos pelo hardware. Ele é uma alternativa à abertura variável do Galaxy S9, o smartphone topo de linha da Samsung, para conseguir capturar imagens em locais claros ou escuros com qualidade parecida.

Se essa tecnologia vai chegar a outros Galaxies, ainda precisamos esperar para ver.

(Exame)