terça-feira, 19 setembro, 2017
Foto/divulgação

Um corpo são ajuda a alcançar uma mente sã

O popular ditado “mente sã em corpo são” da época romana ganha agora mais sentido do que nunca. Novas pesquisas abordaram estas questões concluindo que a duração e a intensidade da atividade física podem, sem dúvida alguma, melhorar nossa agilidade cognitiva.

Maren Schmidt-Kassow, professora do Instituto de Psicologia Médica na Universidade Goethe de Frankfurt, afirma que o efeito benéfico provavelmente corresponde ao nível de intensidade do exercício. “Uma atividade leve em intensidade implicará níveis de excitação psicológica baixos, mas notáveis, o que ajuda a preparar o cérebro para a entrada de nova informação e para a codificação de tal informação nas lembranças”.

Ao contrário, um exercício muito enérgico pode estimular em excesso o corpo e o cérebro, monopolizando todas as fontes de atenção cerebrais e deixando pouca energia para a criação de lembranças sólidas. Portanto, o ideal é fazer exercícios leves para melhorar a capacidade de aprender e lembrar.

“O corpo são é o resultado de uma mente sã.”

Uma mente sã nos possibilitará manter um corpo são

A saúde precisa ser integral, e para isso não podemos desconsiderar nenhum dos aspectos que perfazem o conceito de saúde: física, emocional e mental. Uma pessoa que queira cuidar da sua saúde, precisará de uma mentalidade forte e coerente para que o esporte passe a ser um hábito e para que ela esteja bem em todos os aspectos da sua vida. O trabalho diário nesse fortalecimento mental trará mais possibilidades de alcançar os seus objetivos pessoais e profissionais.

Alcançar um estado de bem-estar e equilíbrio mental nos ajuda a produzir a energia necessária para sermos mais firmes nos nossos propósitos, sendo mais fácil conseguir um corpo saudável. A saúde mental e a atitude são fatores-chave para uma maior resistência, solidez e produtividade.

Ter um rotina de exercícios mentais logo de manhã cedo, em um horário mais tranquilo e silencioso, é o ideal para começar a planejar o dia e fortalecer o cérebro para aumentar nossa agilidade mental. Diversas pesquisas demonstraram que quanto maior a agilidade e estabilidade mental mais possibilidades existem de conseguir e de manter um corpo são.

Continuar inclusive quando você achar que já não pode mais é o que o tornará diferente dos outros.

Hábitos para manter a mente sã

Quantas vezes colocamos a culpa na falta de tempo para não começar a cuidar de nós mesmos? É verdade que o frenético ritmo de vida que levamos dificulta esta tarefa, mas se cuidar deveria ser uma obrigação, deveria vir primeiro.

Para manter uma mente sã o apoio social e a capacidade de se integrar a qualquer grupo com o qual nos identificamos são básicos para manter a saúde mental. Para muitos neurocientistas, o amor é uma das atividades mais importantes da mente, o que implica, entre outras coisas, a compreensão intelectual e a disponibilidade emocional.

A atividade física, outro dos hábitos mais importantes para manter uma mente saudável, estimula a produção de substâncias que promovem o bem-estar psicológico, como as endorfinas, hormônios relacionados com a sensação de prazer. Para alimentar uma mente sã, as melhores atividades a serem realizadas são ao ar livre, combinando a exposição à luz solar com o contato com a natureza e com as pessoas.

Por fim, dormir bem é fundamental para manter e equilibrar as funções do cérebro.Durante o sono, além das áreas que estavam hiperativas durante o dia, o cérebro tem a oportunidade de ativar outras áreas que estão subutilizadas e que, segundo se acredita, ajudam a equilibrar as funções da mente.

Somente com uma rotina diária seremos capazes de nos motivarmos e alcançarmos uma saúde integral que se reflita em todas as áreas do nosso bem-estar.

O exercício não apenas muda o seu corpo; muda a sua mente, a sua atitude e o seu humor.

¨¨ A mente é maravilhosa ¨¨ 

Ad

Outras notícias